No universo da Reprodução Assistida, uma das opções disponíveis para casais ou indivíduos que têm dificuldades para gerar um bebê é o procedimento conhecido como “barriga solidária”.

Essa técnica tem se tornado cada vez mais popular e bem-sucedida, oferecendo uma esperança real para aqueles que desejam se tornar pais e mães, mas encontram obstáculos biológicos para concretizar esse sonho.

Leia até o final e entenda como funciona a “barriga solidária”.

O que é Barriga Solidária?

A barriga solidária, também chamada de “útero de substituição” ou “gestação por substituição”, é uma opção dentro dos tratamentos de Reprodução Assistida em que uma mulher vai levar adiante a gestação de um embrião feito a partir dos gametas (óvulo e espermatozoide) do casal que busca a gravidez. Em outras palavras, a barriga solidária não possui vínculo genético com o bebê que irá gerar.

Quando o procedimento de Barriga Solidária é indicado?

A barriga solidária é recomendada em diferentes situações em que a mulher enfrenta problemas de saúde que impedem a gravidez ou aumentam significativamente o seu risco. Algumas situações em que a barriga solidária pode ser indicada incluem:

– Anormalidades uterinas: Mulheres que não têm um útero funcional ou apresentam malformações uterinas que impossibilitam a gravidez.

– Riscos de gestação: Mulheres que possuem problemas de saúde que tornam uma gravidez arriscada, como doenças cardíacas graves, hipertensão arterial descontrolada ou distúrbios trombóticos.

– Abortos recorrentes: Casais que enfrentam abortos espontâneos repetidos podem optar pela barriga solidária como uma alternativa para alcançar uma gravidez bem-sucedida.

Ausência de útero: Mulheres que nasceram sem útero, ou que passaram por uma histerectomia (remoção do útero) devido a doenças ou complicações médicas, podem realizar o sonho da maternidade através desse procedimento.

Casais homoafetivos masculinos ou homens solteiros que desejam se tornar pais biológicos.

Como funciona o procedimento de Barriga Solidária?

O processo de barriga solidária é complexo e requer o acompanhamento de profissionais médicos especializados em Reprodução Assistida. O procedimento geralmente segue as seguintes etapas:

Avaliação médica e psicológica

Tanto a mulher que irá gerar o bebê quanto o casal que doará os gametas, passam por uma série de exames médicos e psicológicos para garantir que estão aptos a participar do processo.

Estimulação ovariana e fertilização in vitro

A mulher doadora dos óvulos, ou seja, a mãe biológica, passa por um processo de estimulação ovariana. Em seguida, os óvulos são coletados e fertilizados em laboratório com os espermatozoides do pai ou do doador.

Avaliação da mulher que irá gestar

A mulher que irá gestar deve passar por avaliação médica para verificação das condições para a gestação. É estabelecido também pelo Conselho Federal de Medicina algumas condições para que esta mulher seja uma “barriga solidária”, que são:

– ter ao menos um filho vivo;

– pertencer à família de um dos parceiros em parentesco consanguíneo até o quarto grau (primeiro grau: pais e filhos; segundo grau: avós e irmãos; terceiro grau: tios e sobrinhos; quarto grau: primos);

– não haver caráter lucrativo.

Transferência embrionária

Os embriões resultantes da fertilização in vitro são transferidos para o útero da barriga solidária.

Acompanhamento da gravidez

A barriga solidária é acompanhada de perto durante toda a gestação por uma equipe médica especializada, mas após o nascimento, o bebê é entregue aos pais biológicos.

Se você está pensando em optar pela barriga solidária, é importante procurar uma clínica de Reprodução Assistida renomada, que conte com uma equipe médica experiente e dedicada.

Lembre-se de que esse processo requer o apoio emocional de todos os envolvidos, e o suporte psicológico pode ser fundamental para que a experiência seja positiva para todos os participantes. Além disso, busque orientação jurídica para que processo seja feito com toda lisura e respeito devidos.

>> Baixe o e-book do ève.COLORS: População LGBTQIA+ e a Reprodução Assistida <<

Seja qual for a jornada que você escolher para construir sua família, lembre-se de que a medicina reprodutiva tem avançado constantemente e há diversas opções disponíveis para tornar o sonho da maternidade ou paternidade algo real.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas, vamos conversar mais sobre a barriga solidária e outros assuntos ligados à fertilidade.

DraLeilaLamas-clinicaeve