A busca pela fertilidade pode ser uma jornada desafiadora, marcada por altos e baixos emocionais. No entanto, há esperança e ajuda disponíveis por meio de uma abordagem integral que inclui diversas terapias especializadas.

Na ève entendemos que a fertilidade, na maioria das vezes, é uma jornada compartilhada entre casais e reconhecemos a importância das terapias especiais, como nutrição personalizada, acupuntura, outras terapias integrativas e apoio psicológico. Além disso, no caso de casais formados por homens e mulheres, destacamos o papel fundamental que os parceiros desempenham nesse processo, sendo importante que os parceiros participem ativamente dessas práticas, fortalecendo o vínculo emocional e criando um ambiente de apoio mútuo.

Vamos explorar como essas terapias podem fortalecer a jornada da fertilidade, enfatizando a participação ativa dos homens.

Nutrição personalizada

Uma dieta direcionada para cada objetivo, cada indivíduo e cada fase do processo, desempenha um papel fundamental na promoção da fertilidade. 

Atualmente, um grande problema que enfrenta-se no que se refere à fertilidade masculina é o estresse oxidativo, capaz de causar lesões nas células quando não neutralizadas por antioxidantes.

Esse estresse oxidativo em sua maioria é causado por erros na qualidade e estilo de vida, levando à dificuldade de reproduzir. Tais erros podem acarretar alteração de morfologia e função dos espermatozóides.

A nutrição, sendo especializada em fertilidade, é capaz de trabalhar tanto a fertilidade masculina quanto a feminina, para desenvolver planos alimentares personalizados, focados em otimizar a saúde reprodutiva. O ideal é que os parceiros também façam um acompanhamento nutricional direcionado para que o casal crie um ambiente propício para a concepção.

Terapias integrativas

As terapias integrativas oferecem uma ampla abordagem para promover a fertilidade tanto feminina quanto masculina, abordando tanto os aspectos físicos quanto emocionais do processo e aumentando as taxas de concepção. Técnicas como acupuntura, terapia floral, aromaterapia, yoga, meditação, massagem terapêutica e outras podem potencializar o efeito do tratamento e auxiliar nas respostas do corpo: ajudam a gerenciar o estresse e as emoções, regulam os ciclos menstruais nas mulheres, promovem uma regulação hormonal natural, amenizam efeitos de medicações, melhoram a vascularização dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, melhoram a qualidade dos óvulos e espermatozóides.

Acompanhamento psicológico

Enfrentar os desafios da fertilidade pode ser emocionalmente desgastante para ambos os parceiros. No entanto, os homens tendem a conter as suas emoções mais do que as mulheres, assumindo uma postura de suporte da relação, o que lhes impõem uma grande sobrecarga emocional. O apoio psicológico é fundamental para que haja um espaço de escuta e acolhimento frente a uma dor que, muitas vezes, é vivenciada de forma solitária, principalmente pelos homens. Contudo, observa-se pouca procura dos homens pela assistência psicológica, se comparada às demandas femininas. Destaca-se ainda, que o principal fator de abandono dos tratamentos parece ser o desgaste psicológico, mais do que os motivos financeiros ou por decisão médica. Assim, é de extrema importância que os parceiros tenham um suporte psicológico e emocional, o que favorece a criação de um ambiente propício para que o casal possa compartilhar suas preocupações e esperanças e enfrentar os desafios juntos.

Na ève, acreditamos que a fertilidade é uma jornada compartilhada entre casais e, no caso de casais formados por homens e mulheres, a participação ativa dos homens é fundamental para o sucesso do tratamento. Ao integrar terapias especiais e envolver os parceiros em cada etapa do processo, podemos fortalecer a jornada da fertilidade e aumentar as chances de sucesso. Juntos, estamos aqui para oferecer suporte, esperança e orientação enquanto vocês embarcam nessa emocionante jornada rumo à paternidade e à maternidade.