Um tema recorrente nos consultórios de Reprodução Assistida é a infertilidade feminina, tema que pode conter diversas causas.

A boa notícia é que, em muitos casos, é possível tratar e seguir adiante com uma gravidez saudável e mais do que desejada.

Se você sonha em ser mãe e está tendo dificuldades para engravidar, pode apresentar algum problema de infertilidade feminina. Para te ajudar, preparamos este post com informações importantes, causas e tratamentos. Confira!

O que é infertilidade?

Definimos como infertilidade a dificuldade que um casal tem de engravidar no período de um ano, mesmo tendo relações sexuais regulares sem o uso de nenhum contraceptivo.

Este período de espera pode ser reduzido nos casos de mulheres com idade igual ou superior a 35 anos e também quando já existe algum fator de infertilidade conhecido.

As causas de infertilidade podem ser tanto femininas quanto masculinas. Os fatores femininos e masculinos acontecem em igualdade de frequência, ou seja, temos 1/3 das causas de infertilidade por fatores masculinos, 1/3 por fatores femininos e 1/3 por fatores femininos e masculinos em conjunto ou então fatores desconhecidos.

>> Veja as causas da infertilidade masculina

Antes de falarmos sobre as causas femininas da infertilidade, é válido deixar claro que a idade é um fator importante em relação às dificuldades para engravidar.

À medida que a idade avança, a qualidade e a quantidade dos óvulos diminui.  Isso ocorre porque as mulheres nascem com um número limitado de óvulos e com o passar dos anos há um esgotamento da reserva ovariana.

Com isso, as chances de aborto aumentam e as taxas de gravidez começam a diminuir. 

Aos 25 anos, por exemplo, uma mulher tem 25% de chance de engravidar em cada ciclo menstrual. Entre 33 e 34 anos essa porcentagem já começa a diminuir e, depois disso, a queda é constante. A chance de engravidar aos 40 anos chega a ser menor que 5% ao mês.

Veja a seguir as causas mais comuns de infertilidade na mulher e os possíveis tratamentos.

6 causas de infertilidade feminina e seus tratamentos

1- Ovários policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos, também conhecida como SOP, é um conjunto de sinais e sintomas que pode levar a alteração dos níveis hormonais. Algumas de suas características são menstruação irregular e a alta produção do hormônio masculino, a testosterona, o que pode levar à infertilidade.

Tratamento: para tratar a SOP é preciso fazer uma avaliação médica onde será indicado o melhor método de acordo com os sintomas apresentados. O tratamento deve ser individualizado e nos casos das mulheres que desejam engravidar, o método escolhido deve favorecer o retorno aos ciclos menstruais regulares ovulatórios; em alguns casos necessitamos recorrer ao uso de indutores de ovulação, porém é importantíssimo que seja realizado um tratamento multidisciplinar, com educador físico, nutricionista, psicólogos, ginecologista e especialista em reprodução humana.

2- Menopausa precoce

Mulheres com menos de 40 anos que apresentam ausência de menstruação pelo período de um ano são diagnosticadas com quadro de menopausa precoce. Essa condição, que pode ter origem genética, vai dificultar a gravidez, uma vez que seja constatada a falência dos ovários.

Tratamento: o tratamento nesses casos é mais difícil, uma vez que a reserva ovariana está comprometida. É preciso avaliar individualmente as pacientes para saber o que pode ser melhor. Uma opção quando temos falência ovariana precoce é o tratamento de Fertilização com doação de óvulos.

3- Endometriose

Patologia caracterizada pelo crescimento anormal do tecido que reveste a cavidade interna do útero, o endométrio, fora de seu local habitual e frequentemente nos órgãos pélvicos como ovários, trompas, bexiga, intestino, etc. A endometriose pode comprometer funções reprodutivas importantes como a das trompas por exemplo, porém sua pior ação é na reserva ovariana. 

Tratamento: o tratamento da Endometriose deve visar qualidade de vida das pacientes, uma vez que a grande maioria apresenta dor pélvica intensa e não somente no período menstrual, assim como dor na relação sexual e também, em alguns casos, dor para urinar ou evacuar. Para mulheres com desejo de gestar, é preciso uma avaliação muito criteriosa da localização da doença para se decidir o tipo de tratamento a indicar, porém a Reprodução Assistida sempre se mostra como uma alternativa com bons resultados.

Saiba mais sobre a Endometriose no vídeo “Endometriose x infertilidade” clicando aqui

4- Doença Inflamatória Pélvica (DIP):

Uma das causas da infertilidade feminina é a Inflamação da pelve, que pode ser uma doença aguda ou crônica, causada por muito microorganismos, onde o mais comum é a Chlamidia. A DIP pode causar danos irreversíveis à saúde dos órgãos pélvicos, comprometendo parcial ou integralmente a fertilidade feminina

Tratamento: o tratamento precisa ser instaurado o quanto antes, assim que realizado o diagnóstico da doença, seja cirúrgico ou medicamentosos, deve-se sempre primar pela preservação da fertilidade nas mulheres que ainda não gestaram ou que desejam aumentar a prole.

5- Problemas na tireoide

O hipotireoidismo ou o hipertireoidismo são responsáveis por um desequilíbrio hormonal no nosso organismo. Nas mulheres, esses problemas interferem na ovulação, podendo levar a ausência desta condição, dificultando a gestação.

Tratamento: é necessária uma ação conjunta com um endocrinologista para que possamos identificar o problema, que, na maioria dos casos, pode ser realizada de forma medicamentosa.

6- Alterações estruturais no útero ou endométrio: 

Pólipos, miomas, sinequias ou mesmo malformações da forma uterina podem existir e dificultar a gravidez.

O diagnóstico correto pode ser feito através de exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética.

Tratamento: dependem da condição encontrada e podem ser corrigidas com histeroscopia ou mesmo cirurgias.

Você sabe quando é preciso fazer exames para diagnosticar a infertilidade e quais são os exames existentes? O Dr. Jean Khoury e a Dra. Leila Lamas, especialistas em reprodução humana, conversam e tiram dúvidas sobre fertilidade no vídeo abaixo. Confira!

A infertilidade feminina ainda pode ser causada por outros fatores. Se você tem problemas para engravidar, procure a ajuda de um especialista e faça os devidos exames para descobrir a causa.

Marque uma consulta na Clínica ève. Estamos preparados para te atender e recomendar os melhores tratamentos.