A relação entre saúde mental e infertilidade é bastante clara. O estresse, a depressão e ansiedade estão entre as principais fontes causadoras de problemas para engravidar.

Leia o post até o final e entenda como a saúde mental influencia na fertilidade, saiba como tratar os distúrbios psicológicos e como encontrar caminhos para engravidar de forma saudável.

Saúde mental e infertilidade: qual é a relação?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), atribui a nomenclatura “saúde mental” à capacidade de lidar de forma positiva com as adversidades cotidianas.

Tensão exagerada, estresse e ansiedade, além de dificultar as relações entre as pessoas, ainda provocam reações no nosso corpo, causando desequilíbrios hormonais, dores e outros problemas físicos.

Os distúrbios hormonais causados pelo desequilíbrio emocional são responsáveis pela má qualidade do sêmen nos homens, e pela produção irregular de óvulos nas mulheres, o que pode levar a um certo grau de infertilidade.

De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) – publicado na revista científica “Fertility and Sterility” -, homens com diagnóstico de depressão podem corroborar com a diminuição de chances de gravidez do casal.

A pesquisa também apontou que mulheres que usam alguns antidepressivos, como os inibidores não-seletivos de recaptação de serotonina, podem elevar o risco de aborto espontâneo nas primeiras semanas da gestação. Além disso, a ansiedade é uma das causas de alterações no ciclo menstrual, que atrapalha a ovulação e, consequentemente, dificulta a gravidez.

Tratamentos de fertilidade e saúde mental

Durante o tratamento para a infertilidade, o casal pode passar por situações delicadas e angustiantes. É comum ver tentantes com a saúde mental abalada, revelando sentimentos de frustração, tristeza e culpa após um resultado negativo. 

Cuidar da saúde mental neste momento é fundamental para que as expectativas não se tornem motivo de ansiedade, estresse e acabem dificultando a gestação.

Por isso é tão importante que os pacientes de Reprodução Assistida tenham acompanhamento psicológico. Casais que chegam fragilizados com o diagnóstico de infertilidade precisam estar cientes de que ainda terão um longo processo, cheio de variáveis, pela frente. O atendimento multidisciplinar e acolhedor faz toda a diferença na saúde emocional desses indivíduos.

O emocional pode atrapalhar a fertilidade?

Cuidar da saúde mental para aumentar a fertilidade

Como vimos, cuidar da saúde mental, mantendo corpo e mente em equilíbrio, pode aumentar a fertilidade e facilitar a gravidez, seja de forma natural ou através de Reprodução Assistida.

Mas como cuidar do lado emocional em meio a tantos conflitos internos? Veja algumas dicas para equilibrar a saúde mental e, consequentemente, aumentar as suas chances de engravidar:

  • Faça um acompanhamento médico adequado, converse com especialistas e mantenha todos os exames em dia;
  • Identifique as fontes de estresse e tente diminuir as situações conflituosas;
  • Se puder, faça yoga e meditação, isso ajuda a regular o sistema nervoso e equilibra os hormônios;
  • Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios físicos;
  • Faça terapia. Não há nenhum problema em buscar a ajuda de um profissional para cuidar da saúde mental, principalmente se ele for especialista em assuntos ligados à infertilidade e reprodução assistida.

Grupo de apoio psicológico da Clínica ève

Nem sempre é possível cuidar da saúde mental sozinho (a) quando se diz respeito à infertilidade. Ter um acompanhamento profissional faz toda a diferença no tratamento e pode aumentar as chances do resultado positivo.

Pessoas que estão buscando a sonhada gestação podem procurar auxílio no grupo criado pela Hila Martins, psicóloga da Clínica ève. Os encontros são online e podem te ajudar a identificar os sentimentos, compreender limites e passar por todas as etapas do tratamento de forma mais tranquila.

As mulheres podem participar de forma gratuita, basta fazer o cadastro no site ou enviar uma mensagem no nosso Instagram, @eve.clinica.

Oferecer suporte psicólogo às (aos) tentantes através da escuta atenta e sem julgamento de seus desejos e ansiedades, é uma forma de cuidar para que a Jornada seja plena e com boas chances de sucesso.

Setembro Amarelo

A campanha nacional de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, é importante para todos, inclusive para os grupos que passam por  intenso sofrimento psicológico na tentativa de engravidar.

Toda a ansiedade em torno do tratamento e sucessivos resultados negativos, podem desencadear depressão e outros transtornos. Por isso, é importante que familiares e pessoas próximas fiquem atentos aos sinais em mulheres e homens com diagnóstico de infertilidade.

Se você está passando por um momento como esse, não hesite em buscar ajuda. Além da atenção de parceiro ou parceira, familiares e amigos, é imprescindível fazer um acompanhamento com um profissional de psicologia. Depressão é uma doença séria e deve ser cuidada por especialistas.

Já deu para entender que saúde mental e infertilidade tem tudo a ver, não é mesmo? Mas o mais importante é não desistir. Cuide-se por inteiro, no momento certo você vai conquistar seu maior Sonho.

Para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à Reprodução Humana, inscreva-se no nosso canal do Youtube.